Revelação do Xadrez Mineiro
Fernanda Rodrigues
Fernanda Rodrigues é natural de Belo Horizonte, ela é atleta do Xadrez com 12 anos. É Campeã Mineira Sub 14, Bi-Campeã Brasileira(Fenac), Penta Campeã Brasileira Escolar Campeã Panamericana Escolar, Campeã Mineira Feminino 2008. Nesta entrevista ela conta um pouco sobre sua ligação com o xadrez
Com qual idade você começou a se interessar pelo xadrez?
Com 5 anos de idade, comecei a jogar xadrez. Foi uma coisa espontânea e uma coincidência. Sempre gostei muito de jogos desde bem pequena. Na época que comecei a jogar, eu morava em Montes Claros, MG, e certo dia passei em frente á uma vitrine de uma papelaria. Vi o jogo e pedi meu pai para comprar e me ensinar a jogar.
Quantos títulos e qual o mais importante?
Já ganhei 12 Campeonatos Brasileiros, um Panamericano Escolar, sou hexacampeã mineira e outros, além de figurar como 11º no do ranking feminino no Brasil, com 1972 de rating FIDE, com apenas 12 anos de idade. Minha conquista mais importante foi o Panamericano Escolar.
O que efetivamente o xadrez representa para você em sua vida diária?
O Xadrez não é só um jogo para mim. Ele é mais que um jogo, porque não envolve só um tabuleiro e peças, ele envolve também duas pessoas com personalidades diferentes. Além de ser um esporte e também é um diversão, algo que me faz bem. Uso as técnicas do xadrez na escola. Muitas vezes quando faço prova analiso possibilidades tal qual no xadrez, isso me deixa a frente em algumas questões.
Que conselhos você daria para as crianças e jovens que estão começando a carreira enxadrística?
O Xadrez é um esporte muito bom que estimula muito o cérebro. Se você esta começando agora, não desanime. Sempre vamos perder e se aprende mais com as derrotas do que com as vitórias.
O que representa prá você o Projeto "Escola do Bem", no Centro de Apoio Comunitário do Bairro São Paulo, com apoio do SESI?
O projeto é muito importante para mim. É sempre bom ver as pessoas compartilhando o mesmo assunto. Sempre quis fazer um projeto no qual eu pudesse ajudar pessoas com algo. Descobri o xadrez e faço dele um dos meios para ajudar.
Suas considerações finais.
Gostaria de agradecer ao site, por fazer essa entrevista; a Deus, que tem sempre me ajudado; aos meus pais, que me apóiam em tudo e a todos que me acompanham e torcem por mim. Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário