Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Sudeste, Brazil
Fernanda Rodrigues,enxadrista de BH, Minas Gerais.Tenho 16 anos. Bi Campeã Sulamericana 2009 e 2010, Campeã Panamericana Escolar,Tri-Campeã Bras.(Fenac),Hexa Campeã Brasileira Escolar,Campeã Mineira Feminina(2008)Campeã Mineira Sub 18,Campeã Sub 14 do Aberto Internacional de Xadrez - Festa da Uva - 2010,...

PANAMERICANO DA JUVENTUDE 2013

CAMPEONATO PANAMERICANO DA JUVENTUDE

sexta-feira, 2 de abril de 2010

**************************
Chegamos em Santa Maria de Jetibá ontem as 18:00h, depois de enfrentarmos quase 12 horas de uma viagem muito cansativa e estressante. A rodovia que liga BH a Vitória, além de altamente perigosa,com suas curvas sinuosas, cheia de buracos, sem acostamento,estava com grande volume de caminhões e ainda com um trânsito intenso devido ao feriado da semana santa, um verdadeiro caos, mas graças a Deus chagamos em paz.Nunca subi tanta serra para chegar em uma cidade.
***************************************
Santa Maria de Jetibá é geograficamente localizada a 879 metros de altitude e o ponto mais alto é a pedra do garrafão, com 1.450 metros. O ponto mais baixo é a divisa com Santa Leopoldina, que fica a 300 metros de altitude. É o município mais alto de todo o estado Capixaba, levando-se em conta que a parte urbana e a sede (local onde se logra a prefeitura do município), se encontram a quase 900m de altitude. Ao contrário das demais cidades do estado que possuem altitudes(em suas sedes)entre 500 a 770m e com elevadas periferias acima de 1000m. É um dos municípios mais frios do estado. Santa Maria de Jetibá tem um clima tropical de altitude tipo Cwa. E com isso, registra temperaturas amenas (baixas para os padrões brasileiros) durante o ano inteiro.
__________________
Sua Origem e História
__________________

Em 1872 e 1873 desembarcaram no porto de Vitória algumas centenas de famílias alemãs. Esses alemães eram provenientes em sua maioria da Pomerânia, então pertencente à Prússia e atualmente território da Polônia. Ao todo, chegaram ao estado do Espírito Santo 4 mil pomeranos. Os pomeranos eram um povo que vivia isolado entre a Alemanha e a Polônia, com hábitos culturais extremamente diferentes do restante da população.

Embora não se considerassem alemães, os imigrantes pomeranos eram tratados como tal e foram enviados para o alto das serras, onde já tinham se instalado outros imigrantes alemães, numa região isolada por florestas. Na região das serras, antigamente habitada pelo índios botocudos (que foram dizimados), os colonos alemães passaram a se multiplicar em larga escala. Famílias com 12 à 20 filhos eram comuns e, ainda hoje, os descendentes de pomeranos formam a maioria da população na região.

*******************************

****************************

Idioma

______________

Santa Maria de Jetibá é uma cidade bilíngue. É uma das únicas comunidades falantes do Pomerano no mundo, ao lado de Laranja da Terra, de Pomerode em Santa Catarina, e de cidades do Rio Grande do Sul, como Arroio do Padre.

A cidade, conhecida por ser uma das mais pomeranas do Brasil, é local da conhecida Festa do Colono(Festa celebração pelo bom cultivo dos produtores de Hortifrutigranjeiros), Festa Pomerana (Festa da emancipação da cidade) e a mais atual a Fenaovo, onde os maiores produtores de ovos do Brasil expõem as novidades e pode-se comer tudo quanto é tipo de alimento a base de ovo.

_____________

Fonte Wikipedia
_____________
Postado por Graça

Nenhum comentário:

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO

EQUIPE DO SESI - FIEMG -MG - BRAS. ESCOLAR 2010

Equipe do SESI

Equipe do SESI
Campeonato Brasileiro Escolar 2010

PRÉ - OLÍMPICO 2010

Pense Nisso:


"Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos,e Ele endireitará as tuas veredas," Pv. 3 :4-5

Visitas

Panamericano 2010

Panamericano 2010
RESULTADOS

Pesquisa sobre Xadrez

Classificação das Aberturas - Professor Internacional Júlio Lapertosa

Defesa Alekhine - Porfessor Internacional Júlio Lapertosa

Chess Live Video -- Byrne(GM) vs. Fischer(GM)

Torneio Internacional- Festa da Uva 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO - FENAC 2010

Campeonato Mineiro da Juventude Pensado 2010

IRT ACADEMIA DE NOVA RESENDE - SLIDES

Postagens populares