Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Sudeste, Brazil
Fernanda Rodrigues,enxadrista de BH, Minas Gerais.Tenho 16 anos. Bi Campeã Sulamericana 2009 e 2010, Campeã Panamericana Escolar,Tri-Campeã Bras.(Fenac),Hexa Campeã Brasileira Escolar,Campeã Mineira Feminina(2008)Campeã Mineira Sub 18,Campeã Sub 14 do Aberto Internacional de Xadrez - Festa da Uva - 2010,...

PANAMERICANO DA JUVENTUDE 2013

CAMPEONATO PANAMERICANO DA JUVENTUDE


ARTIGO: MEQUINHO,UMA BIOGRAFAFIA PARCIALMENTE ESCRITA,


Henrique Costa Mecking

O Mestre Internacional Filguth escreveu "Mequinho, o Perfil de um Gênio", livro no qual reuniu depoimentos de pessoas que conviveram com Mecking em sua fase áurea, ou no período anterior. Texto esmerado causou algumas polêmicas na época em que foi lançado, pois, para garantir a seriedade do trabalho, o autor manteve alguns relatos mais "ácidos" sobre a personalidade do gênio brasileiro. Figuras notáveis sempre despertam análises apaixonadas. Mequinho foi objeto até mesmo de letras de música de Raul Seixas e Paulo Coelho, além de Rita Lee. Chegou a ser entrevistado no programa do Chacrinha, quando desafiou Bobby Fischer ao vivo. Parecia um dos boxeadores de Don King. Disse, olhando para a câmera, mais ou menos isto: 

"- Bobby Fischer, serei o próximo Campeão Mundial, desafio você a me enfrentar onde você quiser!!” 

Foi usado como propaganda ideológica pela ditadura, quando no início de 1.970, período Médici, havia a promessa (não realizada) de que "seríamos campeões dos pés à cabeça". A seleção do excluído e patrulhado João Saldanha venceu, nas mãos de Zagalo, mas o nosso campeão, sem o suporte adequado, caiu diante dos também fortíssimos jogadores soviéticos. 

No livro "Os Sertões", Euclides da Cunha compara o sertanejo a um "Hércules - Quasímodo". Mequinho encaixa-se, de certa forma, a essa ilustração. Forte, de aparência terceiro-mundista. Alguns enxadristas brasileiros acusavam-no de ser egocêntrico, outros, de que ele se acovardava ao recusar a enfrentar brasileiros, enfim as críticas são inúmeras e algumas delas provavelmente procedentes, mas, mesmo que de maneira inconsciente, essa virtuose enxadrística ajudou a popularizar o xadrez no Brasil. 

Mequinho indiscutivelmente foi um fenômeno em todos os sentidos, de mídia, de xadrez e de virtuosismo, cuja imagem ficou associada ao do "gênio maluco", chegando maldosamente a ser comparado ao "professor aloprado" de Jerry Lewis. Em decorrência de tudo o que realizou, ele continua a ser a grande referência do xadrez brasileiro, tanto entre os mais, quanto entre os menos informados. A talvez somatizada "miastenia gravis", doença que paralisa os músculos, foi um dos mais fortes adversários que enfrentou. "Venceu" e mergulhou-se integralmente na religiosidade. 

Muitos são aqueles que perguntam se Mequinho teria alguma chance contra Fischer. No tabuleiro das hipóteses, quase tudo é possível. Mequinho sempre foi um grande jogador de torneios. Sabia o momento exato para economizar suas energias, tinha amplo domínio sobre o sistema de emparceiramento, preparava-se com segura antecedência estudando partidas e o estilo de seus oponentes, enfim era quase que tecnicamente perfeito em competições "todos contra todos". Porém, como xadrez de alto nível exige "nervos de aço", nos 
matchs seus adversários, ao que parece, buscavam caminhos tecnicamente adequados ou de embate psicológico para desgastá-lo e conseguiam. 

Enfrentar o mesmo jogador numa seqüência de partidas chega a parecer outra modalidade de jogo, pois o desgaste pode ser mais intenso e o enxadrista, além disso, tem a consciência de que foi exaustivamente estudado pela equipe de seu opositor. Talvez fosse mais difícil passar pelo "muro" soviético, do que enfrentar Fischer, isso pelo respeito que Mequinho conquistou. 

Não sou um "expert" em xadrez, mas minha intuição dizia que ele se preparou adequadamente para enfrentar o norte-americano e não o corredor polonês, digo russo. 

Na minha opinião, Mequinho reunia, à época, condições potenciais para ser campeão mundial, a não ser que Fischer também recorresse a alguma estratégia extra-tabuleiro. Certamente essa opinião não é compartilhada pela maioria dos jogadores.

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO

EQUIPE DO SESI - FIEMG -MG - BRAS. ESCOLAR 2010

Equipe do SESI

Equipe do SESI
Campeonato Brasileiro Escolar 2010

PRÉ - OLÍMPICO 2010

Pense Nisso:


"Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos,e Ele endireitará as tuas veredas," Pv. 3 :4-5

Visitas

Panamericano 2010

Panamericano 2010
RESULTADOS

Pesquisa sobre Xadrez

Classificação das Aberturas - Professor Internacional Júlio Lapertosa

Defesa Alekhine - Porfessor Internacional Júlio Lapertosa

Chess Live Video -- Byrne(GM) vs. Fischer(GM)

Torneio Internacional- Festa da Uva 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO - FENAC 2010

Campeonato Mineiro da Juventude Pensado 2010

IRT ACADEMIA DE NOVA RESENDE - SLIDES

Postagens populares