Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Sudeste, Brazil
Fernanda Rodrigues,enxadrista de BH, Minas Gerais.Tenho 16 anos. Bi Campeã Sulamericana 2009 e 2010, Campeã Panamericana Escolar,Tri-Campeã Bras.(Fenac),Hexa Campeã Brasileira Escolar,Campeã Mineira Feminina(2008)Campeã Mineira Sub 18,Campeã Sub 14 do Aberto Internacional de Xadrez - Festa da Uva - 2010,...

PANAMERICANO DA JUVENTUDE 2013

CAMPEONATO PANAMERICANO DA JUVENTUDE

sábado, 24 de outubro de 2009

Entrevista/CEPEX

Revelação do Xadrez Mineiro

Fernanda Rodrigues

Fernanda Rodrigues é natural de Belo Horizonte, ela é atleta do Xadrez com 12 anos. É Campeã Mineira Sub 14, Bi-Campeã Brasileira(Fenac), Penta Campeã Brasileira Escolar Campeã Panamericana Escolar, Campeã Mineira Feminino 2008. Nesta entrevista ela conta um pouco sobre sua ligação com o xadrez

Com qual idade você começou a se interessar pelo xadrez?

Com 5 anos de idade, comecei a jogar xadrez. Foi uma coisa espontânea e uma coincidência. Sempre gostei muito de jogos desde bem pequena. Na época que comecei a jogar, eu morava em Montes Claros, MG, e certo dia passei em frente á uma vitrine de uma papelaria. Vi o jogo e pedi meu pai para comprar e me ensinar a jogar.

Quantos títulos e qual o mais importante?

Já ganhei 12 Campeonatos Brasileiros, um Panamericano Escolar, sou hexacampeã mineira e outros, além de figurar como 11º no do ranking feminino no Brasil, com 1972 de rating FIDE, com apenas 12 anos de idade. Minha conquista mais importante foi o Panamericano Escolar.

O que efetivamente o xadrez representa para você em sua vida diária?

O Xadrez não é só um jogo para mim. Ele é mais que um jogo, porque não envolve só um tabuleiro e peças, ele envolve também duas pessoas com personalidades diferentes. Além de ser um esporte e também é um diversão, algo que me faz bem. Uso as técnicas do xadrez na escola. Muitas vezes quando faço prova analiso possibilidades tal qual no xadrez, isso me deixa a frente em algumas questões.

Que conselhos você daria para as crianças e jovens que estão começando a carreira enxadrística?

O Xadrez é um esporte muito bom que estimula muito o cérebro. Se você esta começando agora, não desanime. Sempre vamos perder e se aprende mais com as derrotas do que com as vitórias.

O que representa prá você o Projeto "Escola do Bem", no Centro de Apoio Comunitário do Bairro São Paulo, com apoio do SESI?

O projeto é muito importante para mim. É sempre bom ver as pessoas compartilhando o mesmo assunto. Sempre quis fazer um projeto no qual eu pudesse ajudar pessoas com algo. Descobri o xadrez e faço dele um dos meios para ajudar.

Suas considerações finais.

Gostaria de agradecer ao site, por fazer essa entrevista; a Deus, que tem sempre me ajudado; aos meus pais, que me apóiam em tudo e a todos que me acompanham e torcem por mim. Obrigada!

Nenhum comentário:

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO

EQUIPE DO SESI - FIEMG -MG - BRAS. ESCOLAR 2010

Equipe do SESI

Equipe do SESI
Campeonato Brasileiro Escolar 2010

PRÉ - OLÍMPICO 2010

Pense Nisso:


"Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos,e Ele endireitará as tuas veredas," Pv. 3 :4-5

Visitas

Panamericano 2010

Panamericano 2010
RESULTADOS

Pesquisa sobre Xadrez

Classificação das Aberturas - Professor Internacional Júlio Lapertosa

Defesa Alekhine - Porfessor Internacional Júlio Lapertosa

Chess Live Video -- Byrne(GM) vs. Fischer(GM)

Torneio Internacional- Festa da Uva 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO - FENAC 2010

Campeonato Mineiro da Juventude Pensado 2010

IRT ACADEMIA DE NOVA RESENDE - SLIDES

Postagens populares