Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Sudeste, Brazil
Fernanda Rodrigues,enxadrista de BH, Minas Gerais.Tenho 16 anos. Bi Campeã Sulamericana 2009 e 2010, Campeã Panamericana Escolar,Tri-Campeã Bras.(Fenac),Hexa Campeã Brasileira Escolar,Campeã Mineira Feminina(2008)Campeã Mineira Sub 18,Campeã Sub 14 do Aberto Internacional de Xadrez - Festa da Uva - 2010,...

PANAMERICANO DA JUVENTUDE 2013

CAMPEONATO PANAMERICANO DA JUVENTUDE

quarta-feira, 3 de março de 2010

Xadrez e Educação

Postado pelo Jornal Cidade de Tomar

Estratégias educativas alternativas

De tempos a tempos, o nosso sistema educativo é questionado pelos resultados produzidos. Estes são considerados demasiado fracos e/ou dúbios, tanto no ensino básico como secundário. O que fazer?

Diversas medidas (como reformas, novos programas, aulas suplementares de apoio, exames intermédios, planos de acção, currículos alternativos, mais tecnologia,etc.) têm sido implementadas nas escolas, sem quehajam grandes melhorias no desempenho escolar dos alunos, em especial em disciplinas cruciais como a Matemática. Que fazer quando, cada vez mais, a eficiência real da escola é o factor determinante no progresso dos países e das regiões, no mundo globalizado em que vivemos?

É lamentável que, nas nossas escolas, ainda não se tenha enveredado pela pedagogia do jogo, pelo lúdico na educação, pela aprendizagem integral e com prazer. Diz o educador Paul Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia: saberes é necessários à prática educativa:

“O educador competente também sabe cultivar a alegria e a esperança; a esperança de que ele e os educandos aprendam juntos, e resistam firmemente aos obstáculos à alegria de todos”. Desde cedo, as crianças devem ser imersas na curiosidade e gosto de aprender através de modelos educativos estimulantes.

Que modelo educativo pode ser mais atrativo que a aprendizagem como jogo, através do jogo e de jogos? Na opinião de John Dewey, todos os povos em todos os tempos contaram com os jogos como parte importante da educação e socialização das crianças.

Pedagogos e psicólogos tais como Froebel, Claparède,Decroly, Cousinet, Piaget, Carl Rogers e tantos outros, evidenciaram que jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmera teorias dissertam sobre a importância das actividades lúdicas para um amadurecimento saudável.

A prática de jogos auxilia desde a percepção de representações exteriores até à integração social e à organização do pensamento, aspectos basilares na formação do carácter.O jogo de Xadrez, especificamente, exercita diversas características, como raciocínio lógico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança.

Podemos identificar os diversos benefícios da práticado xadrez, desde quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois são apresentadas as peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração. O desenvolvimento da partida, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico e imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza a iniciativa e autonomia.

Colaborador:

Manuel Ferreira da Costa Atalaia

Nenhum comentário:

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO

EQUIPE DO SESI - FIEMG -MG - BRAS. ESCOLAR 2010

Equipe do SESI

Equipe do SESI
Campeonato Brasileiro Escolar 2010

PRÉ - OLÍMPICO 2010

Pense Nisso:


"Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos,e Ele endireitará as tuas veredas," Pv. 3 :4-5

Visitas

Panamericano 2010

Panamericano 2010
RESULTADOS

Pesquisa sobre Xadrez

Classificação das Aberturas - Professor Internacional Júlio Lapertosa

Defesa Alekhine - Porfessor Internacional Júlio Lapertosa

Chess Live Video -- Byrne(GM) vs. Fischer(GM)

Torneio Internacional- Festa da Uva 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO - FENAC 2010

Campeonato Mineiro da Juventude Pensado 2010

IRT ACADEMIA DE NOVA RESENDE - SLIDES

Postagens populares