Postado pelo Jornal Cidade de Tomar
Estratégias educativas alternativas
De tempos a tempos, o nosso sistema educativo é questionado pelos resultados produzidos. Estes são considerados demasiado fracos e/ou dúbios, tanto no ensino básico como secundário. O que fazer?
Diversas medidas (como reformas, novos programas, aulas suplementares de apoio, exames intermédios, planos de acção, currículos alternativos, mais tecnologia,etc.) têm sido implementadas nas escolas, sem quehajam grandes melhorias no desempenho escolar dos alunos, em especial em disciplinas cruciais como a Matemática. Que fazer quando, cada vez mais, a eficiência real da escola é o factor determinante no progresso dos países e das regiões, no mundo globalizado em que vivemos?
É lamentável que, nas nossas escolas, ainda não se tenha enveredado pela pedagogia do jogo, pelo lúdico na educação, pela aprendizagem integral e com prazer. Diz o educador Paul Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia: saberes é necessários à prática educativa:
Que modelo educativo pode ser mais atrativo que a aprendizagem como jogo, através do jogo e de jogos? Na opinião de John Dewey, todos os povos em todos os tempos contaram com os jogos como parte importante da educação e socialização das crianças.
Pedagogos e psicólogos tais como Froebel, Claparède,Decroly, Cousinet, Piaget, Carl Rogers e tantos outros, evidenciaram que jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmera teorias dissertam sobre a importância das actividades lúdicas para um amadurecimento saudável.
Podemos identificar os diversos benefícios da práticado xadrez, desde quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois são apresentadas as peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração. O desenvolvimento da partida, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico e imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza a iniciativa e autonomia.
Colaborador:
Manuel Ferreira da Costa Atalaia
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